A terceira edição do Verão Sergipe 2025 chega ao seu último dia embalada pelos ritmos esportivos e musicais. Logo cedo e em clima de descontração, a população pôde desfrutar das atividades de livre acesso que preencheram a programação deste domingo, 9, na Orla de Pirambu. Iniciativa do Governo de Sergipe, o evento acontece pelo segundo ano consecutivo no município, garantindo a promoção do esporte, lazer e turismo na estação mais quente do ano.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas marcou presença nas atividades de livre acesso, jogando vôlei junto com a população. “Aqui no Verão Sergipe, em todas as etapas, a gente busca trazer também a interação do público. De uma maneira geral, Pirambu está muito bacana, as pessoas vindo, comparecendo, além das equipes que foram inscritas previamente através do nosso site. Tem os banhistas que estão circulando nas praias e que podem estar fazendo o esporte junto com a gente”, destacou a secretária.
Ainda pela manhã, músicas festivas permearam a Orla de Pirambu e atraíram atletas e visitantes para um aulão de dança pós corrida de 5 quilômetros. De Aracaju, Wallace Matias, 28, foi um dos participantes das atividades. “Parece que sou atleta da corrida, mas não sou. É a minha primeira vez correndo, o meu primeiro ano. Eu sou da área da dança e estou me arriscando agora, com as minhas alunas, na área da corrida”, disse.
Com presença registrada nas últimas edições do Verão Sergipe 2025 em Pacatuba e Canindé de São Francisco, Wallace conta que esta é a terceira vez no evento e já tem confirmada a participação na Barra dos Coqueiros, no próximo domingo. “Essa ação do governo é muito importante, principalmente para PcD, pessoal da terceira idade, pessoas neurodivergentes. Tem todo o tipo de público aqui e os professores são bem preparados para receber esse pessoal, a equipe está bem organizada. O ‘gov’ colocou uma equipe bem preparada aqui, com apoio do início ao fim da corrida. Pessoas entregando água, um carboidratozinho no final, uma fruta. O pessoal que está na montagem dos equipamentos fica ali motivando e, assim, a promoção da saúde é fundamental, qualidade de vida em primeiro lugar, com alegria, esporte e lazer”, avaliou.
Skate em evidência
Estreado como esporte olímpico em 2021, a potência do skate tem sido cada vez mais posta em evidência. Atraindo públicos em todas as faixas etárias e tendo lugar de destaque na programação do Verão Sergipe. Aos dois anos de idade, Arthur Félix já tem o seu esporte favorito. O pequeno marcou presença na atividade livre durante esse final de semana, acompanhado de sua mãe, Joyce Félix. Moradora da capital e nascida em Itabaiana, Joyce conta que o filho viu um pessoal andando de skate no Parque dos Cajueiros, em Aracaju, e pediu para fazer aula.
“Tem dias que ele não está a fim de ir e a gente não leva. Tem dias que ele está doido para ir. Hoje, mesmo, ele está. Não queria dormir, porque já queria vir aqui para a pista”, contou ela que disse também ter incentivado outras modalidades, como a natação, mas foi o skate que ganhou o coração do pequeno Arthur.
Segundo Joyce, a conexão do filho com o esporte aconteceu de forma orgânica e muito pessoal; deixando-o à vontade para aproveitar o lazer e a atividade física da melhor forma possível durante a sua infância. Para ela, o Verão Sergipe é mais uma oportunidade de levar alegria e reconhecimento para o esporte e seus amantes. “Eu entendo a importância de você levar esse tipo de evento para a comunidade local. Tem muita gente que não sabe o que é skate, por exemplo, crianças aqui que nunca tiveram contato e você vê que crianças de dois ou três anos já estão se interessando. Então, é muito importante fazer esse projeto aqui e ainda mais no interior”, enfatizou Joyce.
Quem compartilha da mesma opinião é o fundador do Projeto Skarte, Armando Badá, que esteve também como instrutor da população durante a vivência do skate no Verão Sergipe de Pirambu. “O governo sempre vem fortalecendo o skate sergipano. Eu acredito não só no skate, mas no esporte, na música e na arte como um meio de socializar e de fazer a criançada se envolver com algo positivo”, se emocionou ao relembrar o impacto do esporte ao longo de sua trajetória, especialmente com as aulas sociais e de base.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com patrocínio do Banese Card e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e apoio das prefeituras de Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d'Ajuda, Estância, e da Energisa.